Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Biografia de Jean Renoir.

Jean Renoir com Gabrielle Renard (pintura de Pierre-Auguste Renoir)

Jean Renoir com Gabrielle Renard (pintura de Pierre-Auguste Renoir)

Jean Renoir (15 de setembro de 1894, Paris12 de fevereiro de 1979, Beverly Hills, Califórnia) foi um cineasta, escritor, argumentista, encenador e ator francês.

Foi o segundo filho do pintor impressionnista Pierre-Auguste Renoir e de Aline Victorine Charigot. Criado entre as artes, Renoir cresceu envolvido pela sensibilidade artística em um apartamento cujas paredes eram abarrotadas de quadros do seu pai

Incompreendidos e subestimados no seu tempo, os seus filmes são hoje considerados entre as obra máximas da arte cinematográfica (cf. a opinião de Orson Welles, entre outros). Realizou nove filmes mudos e 27 falados. Suas maiores obras foram "A Grande Ilusão" de 1937, um sensível relato sobre as condições de vida dos prisioneiros franceses e seus captores alemães durante a I Guerra Mundial e "A Regra do Jogo" de 1939.

Marcou profundamente também o cinema francês entre 1930 e 1950, tendo aberto a porta à Nouvelle Vague. O diretor François Truffaut é aquele que mais explicitamente reconhece a dívida para com Renoir.

Em 1975, Jean Renoir recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, um Oscar especial que lhe foi entregue em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1976 foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França.

Filmografia

Prémios e nomeações

  • Ganhou um Óscar Honorário em 1975, em homenagem à sua carreira.
  • Recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Realizador, por "L'Homme du Sud" (1945).
  • Ganhou o Prémio Bodil de Melhor Filme Europeu, por "La Règle du jeu" (1939).
  • Ganhou o prémio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Veneza, por "La Grande Illusion" (1937).
  • Ganhou o Prémio Internacional, no Festival de Veneza, por "Le Fleuve" (1951).

origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_renoir


Nenhum comentário: