Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2008

Anne Rice fala Sobre Shakespeare.


Treço do Livro Pandora onde Anne Rice através de sua personagem Pandora, comenta sobre Shakespeare.

"- Lembro-me uma vez a muito tempo, Armand me contou que perguntou a Lestat: " como algum dia entenderei a raça humana?" Lestat disse: " Leia ou veja todas apeças de Shakespeare e você ficará sabendo de tudo o que precisa saber sobre a raça humana." Armand fez isso. Devorava os poemas, assistia a todas as peças, aos novos filmes fantasticos com Laurence Fishburne e Kenneth Branagh e Lonardo DiCaprio. E da ultima vez que eu e Armand conversamos, eis o que ele disse sobre educação: " Lestat tinha razão.Ele não me deu livros, mas um passaporte para o entendimento. Esse Shakespeare diz - e estou citando Armand e Shakespeare conforme Armand recitou, como recitarei para você-, como se as palavras viessem do meu coração:

Trás amanhã e trás amanhã de novo. Vai, a pequenos passos, dia a dia. Até a ultima silaba do tempo. Inscrito. E todos esses nossos ontens. Têm alumiado aos tontos que nos somos. Nosso caminho para o pó da morte Breve candeia, apaga-te! Que a vida, É uma sombra ambulante: um pobre ator Que gesticula em cena uma hora ou duas, Depois não se ouve mais: um conto cheio De bulha e fúria, dito por um louco Significando nada *

*Shakespeare, William. Macbeth, ato V, cena V. traduçaõ de Manuel Bandeir, RJ, Ed. Livraria josé olimpio, 1986.

Nenhum comentário: