Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de abril de 2008

Confissão

Sou responsável pela fome quando não divido o meu pão com os que não têm.
Sou responsável pela injustiça, quando não reconheço o direito dos outros.
Sou esponsavél pela tirania, quando exijo dos meus subalternos reconhecimento do que eu nada fiz por merecer.
Sou responsável pelo preconceito, quando chamo de irmão somente os que comungam na mesma fé.
Sou responsável pelo egoísmo, quando admito que somente a minha religião exalta o Deus verdadeiro.
Sou responsável pela hipocrisia, quando acendo a luz no templo e apago a tocha da minha casa.
Sou responsável pela ignorância, quando não ensino o pouco que sei aos que sabem menos do que eu.
Sou responsável pelas trevas, quando não acendo o meu cadeeiro.
Sou responsável pelo abandono, quando não ensino aos que vivem sob os meus cuidados a serem solidarios.
Sou responsável pela desordem, quando não imponho regras à minha propria vida.
Sou responsável pela violência, quando nao transmito brandura aos revoltosos.
Sou reponsável pelo ódio, quando não dôo amor aos que estão ao meu redor.
Sou responsável pelo crime, quando não compreendo a fraqueza de seu autor.
Sou responsável pela guerra, quando penso somente na paz da minha casa e dos que nela habitam.
Sou responsável pelos erros, se me excluo da humanidade, como um ser á parte, quando sou parte dela.
Sou responsável pelo mal, quando nada faço para combatê-lo, e sou o proprio mal, quando me comprazo nele.

* extraido do livro : Mensagens de um Viandante.

Nenhum comentário: