Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Jornal inglês elege San Francisco a melhor cidade para gays

O jornal inglês The Independent elegeu a californiana San Francisco a melhor cidade do mundo para lésbicas e gays viverem, ao mesmo tempo em que escolheu a Arábia Saudita como o pior país para esta população.

Segundo a publicação, San Francisco conquistou o topo da lista por seu longo histórico de inclusão das minorias sexuais em diversos setores da sociedade e pela recente aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia.

Apesar de a homossexualidade ter sido legalizada no país apenas em 1984, a australiana cidade de Sydney conquistou o segundo lugar na eleição do Independent. Mesmo não permitindo o casamento gay, o jornal afirma que a cidade oferece um altíssimo nível de visibilidade para lésbicas e gays.

O terceiro lugar ficou com outra cidade americana, a cosmopolita Nova York. Para o Independent, a Big Apple é uma cidade onde lésbicas e gays de todas as idades e raças estão tão integrados ao mercado de trabalho e à política de tal forma que a sexualidade é quase sempre o item menos significante. Apesar de serem ilegais por lá, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados nos estados de Massachusetts ou Califórnia - ou ainda no Canadá - para nomear apenas alguns, são reconhecidos em Nova York.

As cidades que completam a lista das 10 melhores são:

4º- Mykonos, Grécia. A ilha atrai pencas de gays.
5º- Paris, França: Lésbicas prosperam na Cidade Luz.
6º- Barcelona, Espanha: Casamento gay legalizado em 2005.
7º- Amsterdam, Holanda: Primeiro país a legalizar o casamento gay.
8º- Londres, Inglaterra: Os ingleses oferecem uniões civis e adoções.
9º- Copenhagen, Dinamarca: A cidade receberá o World Outgames em 2009.
10º- Berlim, Alemanha: Pelo prefeito gay e pela primeira casa para gays idosos do mundo.

Os piores países para lésbicas e gays, segundo o Independent são Arábia Saudita, Irã, Jamaica, Afeganistão e Nigéria; nesta ordem.

Nenhum comentário: