Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2008

As Vinhas da Ira de John Steinbeck

Uma otima opção para enteder um pouco os americanos e sua historia será assitir ao classico filme " As Vinhas da Ira" dirigido por John Ford, uma adaptação para o cinema do famoso livro de John Steinbeck.

Nesta historia Steinbeck conta e recria a saga de uma famila americana vitima da escassez de suprimentos em sua terra migrando para um oasis de trabalho e fatura ( Califórnia).

Com este relato jornalistico e literário podemos ver que não só nós brasileiros passamos por problemas semelhantes como o exôdo rural e podemos refletir junto com o filme e fazer comparações historicas de como lidamos com situações de adversidades. pois ambos somos americanos.! ( Brasil e Estados Unidos)



As Vinhas da Ira
(Grapes of Wrath, The, 1940)

» Direção: John Ford
» Roteiro: John Steinbeck, Nunnally Johnson
» Gênero: Drama
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 128 minutos

» Sinopse: Baseado na obra de John Steinbeck, conheça a história de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás. Vencedor de 2 Oscar, incluindo Melhor Diretor.


Biografia de John Steinbeck:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Steinbeck (27 de fevereiro de 1902, Salinas, Califórnia20 de dezembro de 1968, Nova Iorque) foi um escritor estadunidense.

As suas obras principais são A Leste do Paraíso (East of Eden, 1952) e As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1939). Foi membro, quando jovem, da Ordem DeMolay. Recebeu o Prêmio Nobel em Literatura em 1962.

Ainda muito jovem, por influência dos pais, leu Dostoiévski, Milton, Flaubert, George Elliot e Thomas Hardy, cuja Morte de Arthur mais tarde apontou como uma se suas primeiras influências literárias. Terminou o curso secundário no Salinas High School, em 1919. No ano seguinte, ingressou na Universidade de Stanford, exercendo várias profissões para custear os estudos. Em 1925, empregou-se no jornal American de Nova York, e vasculhou a cidade em busca de um editor para seus livros ainda não escritos. Estreou na literatura com A Taça de Ouro (1929), biografia romanceada do bucaneiro Henry Morgan, já marcada por seu característico estilo alegórico.

Publicou em seguida Pastagens do céu (1932) e A Um Deus Desconhecido (1939). Esses primeiros livros não lhe asseguraram a profissionalização como escritor. Em 1935 firmou-se como autor de prestígio com Boêmios Errantes, que recebeu a medalha de ouro do Commonwealth Club de São Francisco como melhor livro californiano do ano. Os três mais importantes romances de Steinbeck foram escritos entre 1936 e 1938: Luta Incerta (1936), descreve uma greve de trabalhadores agrícolas na Califórnia; Ratos e Homens (1937), que seria transportado para o cinema e para o teatro, analisa as complexas relações entre dois trabalhadores migrantes; As Vinhas da Ira (1939), considerado sua obra-prima, conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Essa trágica odisséia recebeu o prêmio Pulitzer e foi levada à tela por John Ford em 1940.

A obra de Steinbeck inclui ainda Caravana de Destinos (1944), A Pérola (1945/47), O Destino Viaja de Ônibus (1947), A Leste do Éden (1952), que obteve grande sucesso de público também na versão cinematográfica de Elia Kazan, Doce Quinta-feira (1954), O Inverno de Nossa Desesperança (1961), Viagens com Charley (1962).

Bibliografia

Curiosidades

  • John Steinbeck ouviu de um professor uma vez que ele só se tornaria autor quando os porcos voassem. Desde então, publica a frase ad astra per alia porci nos seus livros, que significa às estrelas, nas asas de um porco.

Nenhum comentário: